No próximo dia 15, em celebração aos 59 anos de Balneário Piçarras, o município realiza a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul – que este ano carrega consigo o título simbólico de cidade com a maior extensão de certificação do Brasil. Além das credenciais de infraestrutura e qualidade ambiental de suas águas no trecho de 3.200 metros (Molhe Norte à Rua 3.750), a certificação tem reflexo direto no crescimento e valorização imobiliária.

“É uma emoção muito grande participar deste momento. Este mérito não é meu, mas do povo piçarrense. Balneário Piçarras está de parabéns. Balneário Piçarras tem a maior extensão de Bandeira Azul do Brasil”, disse o prefeito Tiago Baltt (MDB). Este ano, serão dois hasteamentos: às 9h30 ao lado do Molhe Norte e às 14h30 entre as ruas 3.700 e 3.750. Essa segunda bandeira reforça a publicidade do trecho certificado para a Temporada de Verão 2022/2023.

Para o hasteamento da bandeira pelo quinto ano consecutivo, a municipalidade precisou cumprir 38 exigências do programa – entre eles o de manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área ao longo da temporada.

Na visão especialista em mercado imobiliário, Ricardo Cubas, “a certificação Bandeira Azul é mais um diferencial para as praias do nosso litoral norte. Os imóveis nessa região estão se valorizando em taxas acima de 25% ao ano. Com a certificação as praias do Litoral Norte ganham visibilidade nacional. Hoje nosso litoral atrai veranistas e investidores não só do nosso estado, mas também do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul entre outros. Já notamos, inclusive, interesse de pessoas que moram no exterior”.

 

Ricardo Cubas, especialista em mercado imobiliário

 

Ele pontua ainda que a Bandeira Azul é analisada pelo setor civil no momento de projetos seus investimentos – setor hoje responsável pelo forte incremento nas receitas municipais. “As grandes construtoras analisam uma série de fatores em seus planos de investimento, e certamente a bandeira azul qualifica nossas praias. Mas é importante lembrar que esses planos são de longo prazo, as construtoras mantêm estoques de terrenos para pelo menos 10 anos de investimentos”, encerra.

Para 2023/2024, o IMP planeja a ampliação de 1.225 metros para Temporada 2023/2024. O objetivo é uma extensão de 4.425 metros com certificação Bandeira Azul, chegando até o limite com o município de Barra Velha. “A manutenção do programa Bandeira Azul aumenta a nossa responsabilidade a cada ano. Balneário Piçarras é uma cidade em constante crescimento e as ações ambientais precisam caminhar junto com o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemari Bona.

Duas bandeiras serão hasteadas na orla (Foto Felipe Franco)

O PROGRAMA BANDEIRA AZUL

A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Dentre os diferenciais do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.

 

PROJETO VIDA MARINHA

Na mesma ocasião se hasteamento da Bandeira, no Molhe Central, será disponibilizada a carreta do Projeto Vida Marinha, que oferece um laboratório móvel projetado em forma do fundo do mar com acervo de animais conservados recolhidos na costa brasileira. As aulas serão ministradas por biólogos e terão duração de 30 minutos, abertas a participação popular de maneira gratuita. A ação é patrocinada por membros do Comitê Gestor municipal do Programa Bandeira Azul.

Nos dias 15 e 16 de dezembro o IMP, com apoio da Rôgga Empreendimentos, a carreta do Projeto Vida Marinha estará disposta na Avenida José Temistócles de Macedo, ao lado da Travessa Iguaçu. Nos dias 17, 18 e 19, a carreta será alocada na Avenida Nereu Ramos, 4585.

Durante a temporada, também acontecerá a atuação de agentes ambientais com apoio do Comitê Gestor. Os profissionais vão realizar questionários sobre as temáticas ambientais no trecho certificado pelo Programa Bandeira Azul e disponibilizar sacolas biodegradáveis para recolhimento de resíduos, para a conscientização dos transeuntes.

 

Matéria publicada por Jornal do Comércio.