Quando se fala em valorização do mercado imobiliário em Santa Catarina logo se pensa em Balneário Camboriú. De fato, a Dubai brasileira lidera o crescimento e possui os metros quadrados mais caros do Brasil, com grandes empreendimentos sendo lançados todos os anos. Porém há outras cidades do Litoral Norte que também têm alto potencial de valorização imobiliária e são grandes apostas do setor para 2025.

Com atrações turísticas famosas e cenários paradisíacos, as cidades do Litoral Norte de Santa Catarina vêm se desenvolvendo em infraestrutura e gerando bons resultados de crescimento no mercado imobiliário. Impulsionadas pela alta valorização da região, algumas cidades têm chamado a atenção de investidores por apresentarem maior rentabilidade a longo prazo e terem muito ainda para ser explorado em termos de novos empreendimentos. Nós vamos te mostrar quais são elas.

Penha

Penha é mais uma cidade do Litoral Norte que segue em alta quando o assunto é crescimento imobiliário. O município que abriga o Parque Beto Carrero World teve um crescimento expressivo de 569% em lançamentos imobiliários só no segundo semestre de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado. Já o valor geral de vendas de imóveis aumentou em 610% no mesmo período, também comparado ao primeiro semestre de 2024. Os dados são de um estudo realizado pela empresa de inteligência Brain.

A cidade tem diversos atrativos turísticos como trilhas e belas praias que somam 31 km de orla. Penha atualmente conta com 10 mil leitos em hotéis para atender a alta demanda que supera a casa de dois milhões de turistas por ano. A estrutura da região em torno da cidade também favorece o crescimento, com índices positivos em segurança, lazer, educação e uma infraestrutura com quatro aeroportos em um raio de 300 quilômetros, cinco portos e várias rodovias.

A cidade também é atrativa para pessoas com alto poder aquisitivo. De acordo com o levantamento da empresa de inteligência Brain, 39% das buscas por novos imóveis na área priorizam o luxo e o alto padrão e nesse quesito, a cidade de Penha tem muito a oferecer.

Conhecida pela força industrial e portuária, a cidade de Navegantes, no Litoral Norte, tem um grande potencial de expansão, principalmente de imóveis frente ao mar. A cidade faz limite com Itajaí e tem uma orla de 12 quilômetros de extensão. Um fator que favorece a cidade nesse cenário é a infraestrutura. Existem obras de mobilidade urbana que estão em fase de projeto, como um ônibus elétrico que vai ligar a cidade com outras da região e um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes.

Porto Belo

Cidade vizinha de Itapema, Porto Belo é um pequeno paraíso de belezas naturais, cheio de atrações para moradores e turistas. É considerada a capital catarinense dos transatlânticos, recebendo diversos cruzeiros anualmente. Um município com ampla estrutura de hotéis, bares, restaurantes e que conta ainda com rica cultura açoriana e com belas paisagens. A cidade do Litoral Norte está em plena expansão, especialmente na região de Perequê, onde estão sendo construídos grandes empreendimentos com até 30 andares. A cidade teve uma valorização de cerca de 70% no último ano e é uma aposta para investidores que buscam alta rentabilidade.

Barra Velha


Barra Velha é um município do Litoral Norte com 45 mil habitantes, 20 quilômetros de orla e ruas pacatas que oferecem um estilo de vida familiar, acolhedor e tranquilo. Favorecida pelas muitas possibilidades de expansão imobiliária, a cidade desponta como uma aposta para empreendimentos futuros, principalmente focados em qualidade de vida com custo mais acessível.
A cidade tem sete praias, entre elas a Praia do Grant e a Praia do Tabuleiro, que são os principais atrativos turísticos. Barra Velha ainda oferece boas opções de serviços e comércios, além de estar a uma curta distância de outras cidades turísticas como Penha, onde está localizado o Beto Carrero World.

Itapema

Itapema é um dos municípios do Litoral Norte já consolidados no mercado imobiliário, mas ainda mostra sinais de desenvolvimento e expansão no setor. A expectativa para 2025 é que a cidade continue seu trajeto de crescimento e que sejam lançados vários projetos residenciais e comerciais de alto padrão. Outra tendência é a integração de espaços comerciais e residenciais em um único empreendimento. A cidade tem mostrado um crescimento significativo de qualidade de vida nos últimos anos. Com o aumento da infraestrutura, melhorias em mobilidade e um fluxo contínuo de turistas e novos moradores, a cidade é um destino atraente para investidores. A construção do novo píer turístico e outras obras como a expansão de vias, criação de ciclovias da cidade e aumento da acessibilidade estão impulsionando o desenvolvimento. Os projetos aumentam a atratividade e valorizam os imóveis nas áreas próximas.

Balneário Piçarras

Em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, o mercado de imóveis está em plena expansão e a cidade tem se tornado uma excelente opção para morar e investir. Com as constantes melhorias na infraestrutura e a localização privilegiada, a tendência é de continuidade no crescimento para 2025.

Com uma variedade de opções, desde casas luxuosas a apartamentos acessíveis, há oportunidades para todos os tipos de investidores e uma demanda ainda crescente, porque cada vez mais as pessoas têm enxergado o destino como atrativo.

A cidade, que é conhecida como Namoradinha do Atlântico, está localizada em um importante ponto do Litoral Norte e esbanja tranquilidade, mas também fica próxima de cidades mais movimentadas como Balneário Camboriú e Itajaí. O município também fica a apenas 12 quilômetros de distância de Penha, onde está o parque Beto Carrero World.

A cidade tem as praias mais limpas de Santa Catarina e conquistou a certificação internacional do Programa Bandeira Azul em 85% da orla para a temporada 2024/2025. Balneário Piçarras também é um dos maiores polos de crescimento do Estado e tem recebido grandes investimentos na infraestrutura, como a reforma da orla e do calçadão

Especialista em Mercado Imobiliário, com mais de 15 anos de experiência e VGV + R$ 2 bilhões. CRECI/SC 20.259.