“Com sucesso, conseguimos colocar Penha como destino no radar das grandes construtoras”, celebra o prefeito; na visão do setor imobiliário colocam a cidade como “a bola da vez no litoral catarinense”
Dados da Secretaria de Planejamento de Penha apontam que no período de 2019 a 2021, os números da construção civil na cidade tiveram um incremento de 400%. O percentual é alusivo à metragem quadrada em construção: passaram de 71 mil metros quadrados para 341 mil metros quadrados. Somente este ano, outros 183.862,14 metros quadrados foram autorizados pela municipalidade, situação que na visão do setor imobiliário colocam a cidade como “a bola da vez no litoral catarinense”.
Para o prefeito da cidade, Aquiles da Costa (MDB), os números do Planejamento “revelam a procura das grandes construtoras pela nossa cidade, pelo destino Penha. Graças a uma gestão municipal estratégica de recuperação de crédito e investimentos em infraestrutura, as empresas da construção civil sentiram-se seguras para investir em nossa cidade”. Há cerca de outros 20 grandes empreendimentos sob criteriosa análise.
“Com a expectativa de grandes investimentos privados acompanhados de obras públicas, cada vez mais se escuta o termo ‘A Nova Disney Brasileira’ para se referir ao município que tem no lazer a sua vocação”
O Governo Municipal acrescenta que, entre os projetos sob estudo, há um que irá “colocar a cidade de Penha em evidência diante de sua imponente grandiosidade. Em breve vamos revelar a sociedade do que se trata”, acrescenta o prefeito. Ricardo reforça que “certamente Penha é a bola da vez no litoral catarinense. Com a expectativa de grandes investimentos privados acompanhados de obras públicas, cada vez mais se escuta o termo ‘A Nova Disney Brasileira’ para se referir ao município que tem no lazer a sua vocação”.
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
Paralelo ao crescimento da construção civil, a gestão tem outras preocupações: a elevação dos serviços essenciais. O tratamento de esgoto, por exemplo, já possui mediações judiciais para que seja implantando já no próximo ano. O abastecimento da população com água tratada é outra grande preocupação, que tem fortes cobranças junto à empresa responsável.
“São situações que caminham juntas e estamos intensificando nossas cobranças para que a cidade seja plenamente atendida por essas básicas situações. Tivemos de rever questões de um contrato leonino para conseguir um crescimento sustentável de Penha, uma cidade que tem a natureza, a cultura e o turismo em seu DNA”, reforça Aquiles.
Nas questões de mobilidade urbana, o Governo Municipal vem atuando em obras de infraestrutura urbana. A abertura da Terceira Avenida, por exemplo, vai abrir o meio da cidade com uma via e melhorar consideravelmente o trânsito – especialmente na temporada. “Uma obra pensada justamente por cada metro quadrado construído”, detalha o gestor.
Além disso, o município vem investindo outros R$ 50 milhões em obras de pavimentação. O valor é alusivo ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o Finisa, que vai contemplar diversas vias. “Estamos diminuiu a diferença histórica que Penha tinha perante o crescimento das cidades vizinhas. Hoje estamos em pé de igualdade”, finaliza o prefeito.
“Primeiro a beleza da região que tem a mata atlântica e suas 19 praias em completa comunhão em uma natureza única. Mas, esse grande incremento na construção civil em Penha se deve, também, ao papel de indutor do crescimento do poder público. Um Plano Diretor que permite empreendimentos altos aliados a projetos de infraestrutura urbana como saneamento, mobilidade, revitalização da orla e a certificação das praias com a bandeira azul”, encerra Cubas.
Se você deseja aproveitar essa janela de oportunidade e investir no mercado imobiliário em Penha clique aqui.
Fonte: Matéria publicada no Jornal do Comércio
- Próximo Artigo Construtora Rôgga é ganhadora do Prêmio Líderes 2024