Transatlantico-Penha

O avanço nas tratativas para que Penha receba uma escala teste de cruzeiro transatlântico também animou o setor civil e imobiliário. O município aguarda a regularização documental do Píer de Atracação Turística junto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para avançar nas tratativas com as empresas marítimas – especialmente com a MSC Cruzeiros, com quem as conversas já estão mais adiantadas.

Transatlantico-Penha
Transatlantico

Benefícios para o turismo

“Isso pode gerar um grande aumento no fluxo de turistas, que vão explorar as atrações turísticas locais, gerando mais negócios e empregos. Além disso, a inclusão na rota turística vai trazer mais visibilidade para a cidade, aumentando sua reputação e atraindo mais investimentos. A inclusão na rota turística também vai também trazer desafios, como a necessidade de adaptação à demanda dos turistas e investimentos em infraestrutura”, avalia o especialista em mercado imobiliário, Ricardo Cubas.

O secretário de Turismo, Cleber Neumann, confirmou que – com a revitalização do Trapiche da Praia de Armação, rebatizado para Píer de Atração Turística – ele precisa ser legalizado junto as autoridades marítimas. “Estamos finalizando alguns processos junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) que trata da revitalização do píer e aí a gente já recebe os primeiros visitantes. A nossa expectativa é para essa temporada já”, crava o gestor.

Ricardo Cubas analisa que “a vinda dos cruzeiros vai trazer um grande impacto para a economia local e o aumento da visibilidade da cidade deve trazer um aumento no interesse em imóveis na região. A valorização imobiliária pode incentivar novos empreendimentos em Penha e a vinda de novas construtoras para a região, gerando mais empregos e aquecendo a economia local”.

“A vinda dos cruzeiros vai trazer um grande impacto para a economia local e o aumento da visibilidade da cidade deve trazer um aumento no interesse em imóveis na região.” Ricardo Cubas

Dois atracadouros de 18 metros foram construídos no Píer – que receberá cobertura e um pórtico. São eles que são responsáveis por receber os visitantes dos transatlânticos, que irão atracar na pacata costa de Itapocorói. “A cidade passaria a receber mais turistas e investimentos, o que poderia impulsionar a demanda por imóveis na região, impulsionando os preços e valorizando a região. No entanto, é importante lembrar que o mercado imobiliário é influenciado por diversos fatores, e a valorização imobiliária não atinge todos os imóveis da mesma forma. Para quem quer aproveitar esse momento para conseguir bons retornos com investimentos em imóveis na região, aconselho a buscar a orientação de profissionais especialistas nesse segmento”, prospecta Ricardo Cubas.

Cleber já adiantou ao Jornal do Comércio que “os estudos técnicos de área de fundeio e batimetria estão aprovados pelas autoridades marítimas regional. Essa parte documental está toda pronta. A parte de atracação também está concluída. Implantamos o que há de mais moderno no mundo de flutuantes para receber esses visitantes – que também vai estimular o turismo náutico. Queremos que o setor se desenvolva, incluindo o pescador artesanal para que ele ofereça passeios pela nossa costa”.

A escala teste deve ser realizada pela MSC Cruzeiros, que já esteve na cidade meses atrás. “Iniciaremos por uma escala teste, que é praxe nesse processo de inclusão de novos roteiros Estamos colhendo o que a gente plantou nesta questão. É algo extremamente importante para o turismo da cidade, para a economia da cidade”, finaliza Cleber.

Se você quer o seu apartamento em Penha para lazer ou investimento procure a Torresul Imobiliária,  a maior imobiliária do Litoral Norte de Santa Catarina.

Matéria: Jornal do Comércio