Com uma infraestrutura urbana eficiente e constantes investimentos, o Litoral Norte de Santa Catarina está se desenvolvendo cada vez mais quando se trata de qualidade de vida. O assunto da vez é mobilidade e entre os projetos anunciados recentemente, o mais aguardado para na região é o túnel submerso que vai ligar as cidades de Itajaí e Navegantes. A obra promete modernizar o trânsito e elevar os padrões de mobilidade, impactando no conceito de infraestrutura de toda a região e valorizando ainda mais o Litoral Norte catarinense.
O túnel é um dos objetivos do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí, o Promobis. O protocolo de intenções do projeto já foi assinado pelo governador Jorginho Mello. O documento garante uma contrapartida do Governo do Estado no total R$ 136 milhões para o projeto do túnel submerso no Rio Itajaí-Açu, entre outros planos do Projeto de Mobilidade Integrada.
O recurso deve custear ações, desapropriações e obras de infraestrutura necessárias para a implementação do túnel entre Itajaí e Navegantes, que será construído e operado no modelo de parceria público-privada. Além do túnel, estão previstas outras obras: o sistema de transporte coletivo regional 100% elétrico (BRT) e avanços na mobilidade. De acordo com o Governo do Estado, os municípios beneficiados com o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável na Região da Foz do Rio Itajaí são Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. “É um projeto que vai transformar essa região litorânea de Santa Catarina.
Estamos falando de obras com uma engenharia avançada, e que vão facilitar o dia a dia de milhares de pessoas que se deslocam nos municípios da Foz do Rio Itajaí. São exemplos de mobilidade inteligente, que prometem atrair ainda mais visitantes e oportunidades de negócios para o nosso litoral. Seremos parceiros em todas as etapas desse processo”,
anunciou o governador Jorginho Mello.
Início da obra do túnel está previsto para 2025
O túnel terá a profundidade de 29 metros e passará por baixo do canal de acesso aos portos, por onde transitam os navios cargueiros. A construção será feita em módulos, que posteriormente serão transportados para o local da obra, na região da Barra do Rio. No túnel estão previstas três pistas em cada sentido, uma delas exclusiva para BRT. Terá também espaço para a circulação de pedestres e ciclistas, separado dos veículos. As tarifas de pedágio estão estimadas entre R$4,50 e R$ 10,00 dependendo do tipo de veículo.
Em abril de 2024, o Banco Mundial aprovou empréstimo de US$ 90 milhões (R$ 460 milhões) para dar prosseguimento ao projeto, mas ainda existem etapas burocráticas para a liberação desse dinheiro. O empréstimo ainda precisa ser assinado e a previsão é que essa etapa ocorra em março de 2025 e as contratações sejam feitas a partir de abril do mesmo ano. Até julho de 2025 o consórcio espera ter a etapa de operação de crédito resolvida para iniciar a fase de execução no segundo semestre de 2025. Já a data para o fim da obra está prevista para 2029. Os projetos e a execução do túnel, do transporte coletivo regional, das obras de mobilidade e da capacitação institucional e treinamentos têm investimento total estimado em US$ 342 milhões, com recursos públicos e privados. A previsão é de geração de 11 mil empregos diretos e indiretos na região.
Obras e investimentos detalhados
Túnel imerso Itajaí-Navegantes
Estudos e projetos para a estruturação de uma parceria público-privada para a construção e operação de um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes.
– Investimento público: US$ 8 milhões
– Investimento privado: US$ 180 milhões
– Valor total: US$ 188 milhões.
Transporte coletivo regional 100% elétrico
Sistema de transporte coletivo regional, 100% elétrico, com quatro sistemas (Sul, Norte, Central e Oeste), contemplando a infraestrutura do BRT central e circular, de faixas preferenciais, pontos, estações e terminais, e a implantação de até 70 km da malha cicloviária da região.
-Investimento público: US$ 66 milhões
-Investimento privado: US$ 42 milhões
-Valor total: US$ 108 milhões.
Mobilidade ativa
Novo desenho de infraestrutura viária urbana, com implantação de corredores de mobilidade, ruas completas, rotas escolares seguras e obras de resiliência climática.
-Valor total: US$ 38 milhões.
Capacitação institucional
Capacitação institucional e unidade de controle do projeto. Contratação de
todos os estudos técnicos necessários para os demais componentes e
treinamentos para inclusão da população.
-Valor total: US$ 8 milhões.
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