Barra Velha é um balneário bastante cada vez mais procurado. A beleza de suas praias, bem como a crescente em infraestrutura, localização e economia tem sido atrativos para novos moradores e visitantes.
Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, o PIB de Barra Velha saltou de R$ 109 milhões para R$ 1.8 bilhão entre 2002 a 2020 – o terceiro maior crescimento do estado. Na escala demográfica, a população passou de 22 mil habitantes para 45 mil no período entre o Censo de 2010 e o atual recenseamento ainda em andamento. Essa margem populacional, se mantida, deixa a cidade com o segundo maior crescimento proporcional da década.
A construção civil também mostra crescente. Em 2021, a Secretaria de Planejamento analisou e autorizou 793 novas construção. No ano passado, o número de emissões foi de 709.
São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, Pedras Brancas, do Grant, Central, Cerro e do Sol – essas duas últimas com certificação internacional de qualidade do Bandeira Azul.
Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca. O Costão das Pedras Negras, que ganhou um mirante, é outra visita de encantar os olhos.
Na Lagoa, também está a Ponte Pênsil. Ela oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário. É destinada à travessia de pedestres e ciclistas, e constitui-se em importante ligação entre o mar da Península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.
Mas, um dos destaques turísticos da cidade é, sem dúvidas, o Morro do Cristo. Localizado no centro da cidade, possui 40 metros de altura e em seu topo uma réplica do Cristo Redentor. Do alto pode-se avistar parte da cidade, a Lagoa e a maioria das praias.
São mais de quinze opções de hospedagem direta na rede hoteleira e milhares através de plataformas digitais de locação. No setor da gastronomia, os pratos à base de frutos do mar ganham natural destaque, mas a área é incrementada por diversas opções.
Barra Velha está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis.
Se você quer o seu apartamento em Barra Velha para lazer ou investimento procure a Torresul Imobiliária, a maior imobiliária do Litoral Norte de Santa Catarina.
-
Artigo Anterior Vem aí o primeiro Home Club temático do Litoral!
-
Próximo Artigo Balneário Piçarras: A Nova Onda do Investimento Imobiliário